ATUAÇÃO

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  O PET CONEXÕES DE SABERES - Psicologia tem como principal pressuposto a indissociabilidade da Pesquisa-Ensino-Extensão.

 

ENSINO:

 

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Ênfase:

Formação da equipe

Formação de professores em serviço

Treinamento de habilidades sociais para crianças.

 

Público alvo:

Petianos

27 professores(as) em da rede pública municipal.

 

Local de realização:

  • Escola Municipal Joaquim Murtinho
  • Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo
  • Escola Municipal Pref. Álvaro Brandão
  • Escola Municipal Januário Pereira de Araújo
  • Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres
  • Escola Municipal Profª. Efantina de Quadros
  • Escola Municipal Clarice Bastos Rosa

 

EXTENSÃO: Treinamento de Habilidades sociais - prevenção de problemas de comportamento.

 

Público:

Vinte e sete professoras dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos (cerca de 675 crianças e adolescentes, de seis a 13 anos de idade, de ambos os sexos).

Descrição das Atividades:

Ações desenvolvidas em razão das demandas observadas nas escolas:

- Gincanas,

- Vídeos debates,

- Jogos e brincadeiras,

- Confecção de cartazes,

- Oficinas de música e expressão oral,

- Dinâmicas de grupo,

- Palestras (para as professoras e coordenação),

- Confraternização do dia das crianças e final de ano.

Resultados esperados:

Generalização das habilidades na vida acadêmica das crianças e adolescentes.

Resultados alcançados:

A atuação do psicólogo na escola encontra alguns desafios para a proposição de práticas inclusivas. Muitas vezes, os professores recusam-se a participar de projetos com esse objetivo, por responderem a históricos de trabalhos que não geraram ganhos significativos para a escola. Entre as críticas apontadas pelas professoras, destacam-se ações de pesquisadores que utilizam dados da escola para pesquisa, criticam as falhas pedagógicas e estruturais, mas não oferecem a esta mesma escola possibilidades de trilhar novos caminhos.

Para o estabelecimento de práticas inclusivas na escola, persiste o grande desafio de promover condições de equidade, para uma sociedade tão desigual, que busque atender a coletividade, sem perder de vista as necessidades individuais do aluno.  Para tanto, o professor terá um papel crucial, mas não se trata de uma tarefa que deva realizar sozinho. Para que ele possa obter êxito, estratégias precisam ser planejadas, por toda a equipe escolar, de forma a realizar-se a tarefa educacional de modo competente e colaborativo.

Consideramos que, apesar dos primeiros entraves, o vínculo foi bem estabelecido e o projeto encontra-se bem estruturado junto às escolas.

Segundo relato das professoras, mesmo com um breve período de intervenção, foi possível verificar melhora nas condições de ensino-aprendizagem dos alunos. 

O trabalho continua em 2012...

 

PESQUISA

AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E ACADÊMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERVENÇÕES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

Com o compromisso de propiciar ações educativas que promovam tanto o desenvolvimento acadêmico como o social, a presente pesquisa tem como objetivo geral: promover condições para aprofundamento das discussões conceituais e metodológicas pertinentes a educação inclusiva, promovendo a retirada de barreiras que se interpõem à construção de uma escola pública verdadeiramente inclusiva. Como objetivos específicos, busca-se: 1) identificar crianças com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, segundo indicação dos professores; 2) comparar o desempenho acadêmico e social de alunos dos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental, em relação ao que é esperado para o período em que se encontram matriculados e em relação aos pares; 3) discutir com o professor práticas de ensino diferenciadas, em razão do desempenho observado; 4) atuar junto aos alunos e professores implementando programas que favoreçam o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais e desempenho acadêmico.

A execução das atividades foi realizada junto a sete escolas, acompanhando 27 professoras. Os petianos atuavam em duplas ou trios, duas vezes por semana, em horários previamente agendados com os professores. O estudo teve o seguinte delineamento:

1. Diagnóstico das necessidades das escolas: entrevista com os professoes e avaliação acadêmica dos alunos por eles indicados;

2. Planejamento da ação: preparo de materiais para intervenção, devolutiva aos professores da avaliação;

3. Execução: oficinas semanais com treino de habilidades sociais para crianças, com participação direta dos professores.

4. Avaliação final: entrevista com professores, reavaliação das crianças.

5. Aprofundamento: continuidade da ação em 2012.

 

A pesquisa possibilitou aos alunos:

  1. Vivenciar um modelo de pesquisa-intervenção capaz de promover a reflexão sobre o seu papel junto a sociedade; 
  2. Atuar como agente multiplicador - integração do bolsista com os corpos discente e docente da instituição de origem e comunidade atendida,
  3. Formação profissional crítica e atuante, orientada pela cidadania e função social da educação superior, por meio: ações coletivas, facilitação do domínio dos processos e métodos gerais e específicos de investigação, atividades que favoreçam o APRENDER FAZENDO E REFLETINDO SOBRE, discussão de temas éticos, sócio-políticos e científicos culturais relevantes para o país para a construção da cidadania, interface com o exercício profissional futuro (inclusive carreira universitária).
  4. Discussão da ação por meio da participação de eventos da área com apresentação de trabalhos.