ATUAÇÃO
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O PET CONEXÕES DE SABERES - Psicologia tem como principal pressuposto a indissociabilidade da Pesquisa-Ensino-Extensão.
ENSINO:
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Ênfase:
Formação da equipe
Formação de professores em serviço
Treinamento de habilidades sociais para crianças.
Público alvo:
Petianos
27 professores(as) em da rede pública municipal.
Local de realização:
- Escola Municipal Joaquim Murtinho
- Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo
- Escola Municipal Pref. Álvaro Brandão
- Escola Municipal Januário Pereira de Araújo
- Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres
- Escola Municipal Profª. Efantina de Quadros
- Escola Municipal Clarice Bastos Rosa
EXTENSÃO: Treinamento de Habilidades sociais - prevenção de problemas de comportamento.
Público:
Vinte e sete professoras dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos (cerca de 675 crianças e adolescentes, de seis a 13 anos de idade, de ambos os sexos).
Descrição das Atividades:
Ações desenvolvidas em razão das demandas observadas nas escolas:
- Gincanas,
- Vídeos debates,
- Jogos e brincadeiras,
- Confecção de cartazes,
- Oficinas de música e expressão oral,
- Dinâmicas de grupo,
- Palestras (para as professoras e coordenação),
- Confraternização do dia das crianças e final de ano.
Resultados esperados:
Generalização das habilidades na vida acadêmica das crianças e adolescentes.
Resultados alcançados:
A atuação do psicólogo na escola encontra alguns desafios para a proposição de práticas inclusivas. Muitas vezes, os professores recusam-se a participar de projetos com esse objetivo, por responderem a históricos de trabalhos que não geraram ganhos significativos para a escola. Entre as críticas apontadas pelas professoras, destacam-se ações de pesquisadores que utilizam dados da escola para pesquisa, criticam as falhas pedagógicas e estruturais, mas não oferecem a esta mesma escola possibilidades de trilhar novos caminhos.
Para o estabelecimento de práticas inclusivas na escola, persiste o grande desafio de promover condições de equidade, para uma sociedade tão desigual, que busque atender a coletividade, sem perder de vista as necessidades individuais do aluno. Para tanto, o professor terá um papel crucial, mas não se trata de uma tarefa que deva realizar sozinho. Para que ele possa obter êxito, estratégias precisam ser planejadas, por toda a equipe escolar, de forma a realizar-se a tarefa educacional de modo competente e colaborativo.
Consideramos que, apesar dos primeiros entraves, o vínculo foi bem estabelecido e o projeto encontra-se bem estruturado junto às escolas.
Segundo relato das professoras, mesmo com um breve período de intervenção, foi possível verificar melhora nas condições de ensino-aprendizagem dos alunos.
O trabalho continua em 2012...
PESQUISA
AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E ACADÊMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERVENÇÕES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Com o compromisso de propiciar ações educativas que promovam tanto o desenvolvimento acadêmico como o social, a presente pesquisa tem como objetivo geral: promover condições para aprofundamento das discussões conceituais e metodológicas pertinentes a educação inclusiva, promovendo a retirada de barreiras que se interpõem à construção de uma escola pública verdadeiramente inclusiva. Como objetivos específicos, busca-se: 1) identificar crianças com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, segundo indicação dos professores; 2) comparar o desempenho acadêmico e social de alunos dos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental, em relação ao que é esperado para o período em que se encontram matriculados e em relação aos pares; 3) discutir com o professor práticas de ensino diferenciadas, em razão do desempenho observado; 4) atuar junto aos alunos e professores implementando programas que favoreçam o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais e desempenho acadêmico.
A execução das atividades foi realizada junto a sete escolas, acompanhando 27 professoras. Os petianos atuavam em duplas ou trios, duas vezes por semana, em horários previamente agendados com os professores. O estudo teve o seguinte delineamento:
1. Diagnóstico das necessidades das escolas: entrevista com os professoes e avaliação acadêmica dos alunos por eles indicados;
2. Planejamento da ação: preparo de materiais para intervenção, devolutiva aos professores da avaliação;
3. Execução: oficinas semanais com treino de habilidades sociais para crianças, com participação direta dos professores.
4. Avaliação final: entrevista com professores, reavaliação das crianças.
5. Aprofundamento: continuidade da ação em 2012.
A pesquisa possibilitou aos alunos:
- Vivenciar um modelo de pesquisa-intervenção capaz de promover a reflexão sobre o seu papel junto a sociedade;
- Atuar como agente multiplicador - integração do bolsista com os corpos discente e docente da instituição de origem e comunidade atendida,
- Formação profissional crítica e atuante, orientada pela cidadania e função social da educação superior, por meio: ações coletivas, facilitação do domínio dos processos e métodos gerais e específicos de investigação, atividades que favoreçam o APRENDER FAZENDO E REFLETINDO SOBRE, discussão de temas éticos, sócio-políticos e científicos culturais relevantes para o país para a construção da cidadania, interface com o exercício profissional futuro (inclusive carreira universitária).
- Discussão da ação por meio da participação de eventos da área com apresentação de trabalhos.