Planejamento de 2011
A proposta é dividida em 10 etapas:
Etapa 1: Levantamento e Identificação das crianças com dificuldades de aprendizagem pelos professores
Essa etapa tem por objetivo levantar onde estão e qual é o número de crianças com dificuldades
acentuadas de aprendizagem inseridas em Centros de Educação Infantil da rede municipal de Dourados.
A identificação inicial das crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem se dará através da
aplicação de uma adaptação do 'Instrumento de Identificação de Crianças com Necessidades Especiais'
(Mendes e colaboradores,1999). Este instrumento é composto por um manual explicativo com definições
do MEC/SEESP (BRASIL, 1995) das categorias de necessidades educacionais especiais e da categoria
criança de risco (Brown, 1980) e uma ficha de cadastro para preenchimento individual de informações de
cada criança identificada como pertencente a uma das categorias. O instrumento foi adaptado para o
presente estudo com a revisão das categorias de necessidades educacionais especiais a partir da Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva MEC/SEESP (BRASIL, 2008). O
referido instrumento será aplicado junto a todos os professores das 10 escolas de Ensino Fundamental do
Município, selecionadas para participação da proposta.
Etapa 2 – Observação Participante
Os bolsistas realizarão visitas semanais à escola, durante um mês, com o objetivo de observar a estrutura
e o funcionamento da escola. Registrarão em diário de campo as informações que contribuam para melhor
compreensão do cotidiano da escola.
Etapa 3 – Capacitação dos Bolsistas
Nesta etapa os bolsistas participarão de treinamento específico para aplicação dos instrumentos de coleta.
Farão ainda, pesquisa bibliográfica sobre intervenções e propostas educacionais na educação infantil,
diretrizes curriculares e Projeto Político Pedagógico das Escolas.
Etapa 4 - Avaliação inicial do repertório comportamental e acadêmico dos alunos identificados.
Esta etapa tem como objetivo coletar informações correspondentes a uma linha de base comportamental e
de desempenho acadêmico dos alunos, a partir dos seguintes instrumentos:
• 1. Teste de Desempenho Escolar (TDE) (STEIN, 1994), composto por avaliações de escrita (escrita do
nome e ditado de 34 palavras contextualizadas em frases), leitura (70 palavras com diferentes dificuldades
ortográficas, considerando-se pronuncia correta, inclusive em relação à acentuação) e aritmética (parte
oral, com três problemas de simples resolução, sem utilização da escrita, e operações de soma, subtração,
multiplicação, divisão, potência, raiz quadrada, operações entre frações, números decimais e noção de
horas. O TDE é indicado a alunos de 7 a 12 anos de idade, que estejam cursando da primeira a sexta
série do Ensino Fundamental. Para aplicação com os alunos surdas, foram realizadas algumas
adaptações, descritas a seguir na seção de procedimentos.
• 2. Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados (BOLSONI-SILVA, 2003) – para
Professores (QCSA-PR), composto por uma lista de 24 comportamentos pró-sociais;
• 3. Escala Infantil B. De Rutter (GRAMINHA, 1994) – para Professores (ECI), composto por uma lista de
26 descrições de problemas de comportamento;
Essas informações serão coletadas em dois momentos:
1. Linha de base: Início do ano letivo a) Entrevista com os professores a partir das escalas
comportamentais; b) aplicação do TDE com os alunos.
2. Pós-Teste: No final do ano letivo, as mesmas escalas e testes serão reaplicados, com o objetivo de
comparar o repertório de entrada e saída dos anos, após intervenção.
Etapa 5 – Comparação dos resultados
Serão comparados os seguintes dados:
1) Percepção das professoras sobre o desempenho dos alunos e habilidades sociais no início do ano x
resultado das escalas comportamentais e do TDE;
2) Percepção da professora sobre o desempenho do aluno no início e no final do ano;
3) Desempenho escolar no início e no final do ano;
4) Habilidades sociais e problemas de comportamento, no início e final do ano.
As medidas obtidas pela aplicação dos instrumentos serão objeto de análise a partir de estatística
descritiva, análise qualitativa e testes estatísticos que se fizerem necessários no momento da análise dos
dados.
Etapa 6 - Devolutiva
Os dados obtidos a partir da percepção das professoras sobre o desempenho dos alunos e habilidades
sociais, no início do ano, comparados ao resultado das escalas comportamentais e do TDE, serão
apresentados em reunião com as docentes. Neste momento, o grupo de docentes e bolsistas irá discutir,
por meio de rodas de conversa, os dados apresentados e atuais necessidades e perspectivas para a
formação docente.
Etapa 7 – Elaboração e aplicação da Formação
A partir de criteriosa revisão de literatura e análise das necessidades das docentes, o curso de formação
de professores será estruturado pelos bolsistas, tutora e colaboradores envolvidos.
Etapa 8 – Curso de Formação
O curso poderá ser oferecido por unidade escolar ou eventos que reúnam duas ou mais escolas, de
acordo com a compatibilidade de temas, necessidades e disponibilidade do corpo docente. Os bolsistas
terão participação efetiva durante o preparo e oferecimento do curso.
Etapa 9 Avaliação
Nesta etapa, serão reaplicados os instrumentos descritos na Etapa 4, para avaliação de possíveis
mudanças no repertório acadêmico e social dos alunos.
Para todas as Unidades de Conteúdo que compõem o programa de formação, serão considerados os
resultados obtidos em pré e pós-testes escritos, realizados a cada Unidade.
Também serão considerados os relatos dos bolsistas participantes sobre a avaliação do programa na sua
formação.
Etapa 10 – Discussão e divulgação dos resultados
O resultado da pesquisa/intervenção junto à comunidade escolar será analisado e discutido em reuniões
supervisionadas, gerando subsídios para ações futuras e conteúdo para elaboração de resumos e artigos
científicos em eventos da área.