Planejamento de 2012

 

AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E ACADÊMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERVENÇÕES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Conhecer as variáveis que interferem para o fracasso escolar é importante, pois possibilita a implementação de novas práticas que tenham como objetivo modificar o ambiente escolar para que este maximize o sucesso acadêmico. O conhecimento das limitações do atual modelo escolar abre a discussão sobre novas estratégias para que a escola possa atender com equidade a todos os alunos.

    Os alunos da graduação em Psicologia que participam desta pesquisa têm a oportunidade de conhecer e vivenciar o espaço escolar como lócus de efetivo exercício profissional. Desta forma, se torna possível uma formação em Psicologia mais comprometida com a promoção da inclusão social e que incentive o engajamento, durante o período da graduação e posteriormente como profissionais, com a comunidade escolar e com a difusão de práticas que propiciem o sucesso escolar, tornando-se assim agentes de transformação social.

    O trabalho junto às escolas favorece o aprofundamento das discussões conceituais e metodológicas da ciência Psicológica, considerando, principalmente, a interface que esta estabelece com a Educação e oportuniza de modo privilegiado a relação da teoria com a prática.

As percepções dos professores sobre crianças com dificuldades de aprendizagem, os resultados dos testes de desempenho e a bibliografia consultada subsidiam a discussão e a intervenção, que tem como objetivo a colaboração e o estabelecimento de um diálogo entre a psicologia e a educação. Faz se necessário continuar a atuação junto as escolas com o objetivo de explorar os processos que contribuem para o sucesso ou fracasso escolar, assim como buscar condições de desenvolvimento de programas de prevenção das problemáticas apresentadas e que promovam a inclusão de todos os alunos.

No ano de 2012, o projeto continuará atendendo as escolas onde realizou-se a pesquisa-intervenção em 2011.

São elas:

  • Escola Municipal Joaquim Murtinho
  • Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo
  • Escola Municipal Pref. Álvaro Brandão
  • Escola Municipal Januário Pereira de Araújo
  • Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres
  • Escola Municipal Profª. Efantina de Quadros
  • Escola Municipal Clarice Bastos Rosa

 

Para a realização do projeto estão previstas atividades de:

ENSINO:

    Formação inicial (dos bolsistas) e continuada de professores (dos 27 docentes envolvidos), semanalmente, com acompanhamento do tutor e colaboradores.

PESQUISA:

    Observação participante: registro periódico das situações de sala de aula que necessitam de intervenção sistemática, no âmbito de habilidades sociais e outras que se apresentem.

  Avaliação inicial, pesquisa bibliográfica, escrita e devolutiva aos envolvidos.

  No início e término do ano letivo são aplicados instrumentos de avaliação do desempenho escolar dos alunos e entrevista com os professores para diagnóstico das demandas e avaliação da intervenção.

EXTENSÃO

    Treino de habilidades sociais para crianças:

    - Oficinas sócio-educativas: música, teatro, jogos cooperativos, vídeo-debates, dinâmicas de socialização e integração (27 salas de aulas).

    Os petianos atuam em duplas ou trios, sendo sete equipes. Cada equipe se responsabilizou por até três salas de aula, em programa desenvolvido no primeiro semestre. Para o segundo semestre, outras salas de aula serão atendidas, garantindo em todas as escolas uma sala por ano (1º ao 5º ano do ensino fundamental).

As oficinas estão distribuídas em cinco temas: comunicação; socialização; cooperação; expressão de sentimentos e saber defender-se. Os temas estão voltados para o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, tanto no contexto escolar como na vida em sociedade. O objetivo principal é promover melhores condições de desenvolvimento de competência social e acadêmica.

 

TEMA: COMUNICAÇÃO

Habilidade

Objetivo

Fazer pedidos.

Facilitar a aprendizagem das formas assertivas de fazer pedidos e discutir as formas disfuncionais.

 

Interagir de forma não verbal com pessoas de sua convivência, por meio de sorrisos, gestos.

 

 

Trabalhar a cooperação e comunicação não verbal, situação de ambivalência, precisar de outro para ajudar e ser ajudado ao mesmo tempo.

Favorecer a expressão e  dos sentimentos de forma não verbal, e também o reconhecimento de tais expressões em outras pessoas.

 

Fazer perguntas.

Favorecer um ambiente acolhedor em que os alunos possam se expressar de forma assertiva.

Propiciar um ambiente em que questionar seja valorizado e divertido.

 

Comunicar-se com as pessoas de forma positiva.

 

 

Propiciar um ambiente em que as crianças possam expressar os seus sentimentos e opiniões de forma assertiva.

 

Tomar a palavra facilmente

Propiciar um ambiente em que falar em publico não seja punitivo. Favorecer habilidade de dar e receber elogios.

Trabalhar com a percepção e a comunicação não verbal, estimular o contato com os demais.

Estabelecer um clima de confiança e segurança entre as pessoas.

Estimular a imaginação comunicação e participação dos alunos.

Desenvolver a criatividade, a comunicação e expressão verbal dos alunos.

 

 

TEMA: SOCIALIZAÇÃO

Habilidade

Objetivo

Fazer amigos

Favorecer um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum.

Criar situações em que o aluno preste atenção no outro colega e ajude a resolver um problema
 

Cumprimentar as pessoas

Propiciar aproximação entre os alunos.

Propiciar situações que os alunos demonstrem afeto entre si através de cumprimentos

Conquistar e manter relações positivas com um ou mais colegas, mostrando capacidade para preocupar-se com eles

Propiciar aos alunos a oportunidade de aproximação, socialização e de amizade.

Propiciar situações em que os alunos percebam a importância de ser amigo.

Favorecer situações em que os alunos possam dar e receber.

Favorecer situações em que os alunos possam desejar coisas boas para o amigo.

 

 

 

Brincar com os colegas

 

Criar ambiente favorável à integração do grupo.

Integrar o grupo de uma forma divertida.

Estimular a participação dos alunos em atividades de grupo.

 

 

 

Fazer elogios

Proporcionar aos alunos a oportunidade de ressaltar características positivas de seus colegas de classe.

Estimular a prática de elogios entre os alunos, de uma forma descontraída.

 

 Mostrar interesse pelos outros, muda de opinião e aceita informação de outros de forma adequada

Propiciar aulas dinâmicas em situações em que os alunos possam colaborar e participar em sala de aula de forma solidaria respeitando as diferenças existentes.

 

Expressar sentimentos

Propiciar situações em que os alunos possam  demonstrar emoções e aprender a lidar com elas de forma saudável.

 

TEMA: COLABORAÇÃO

Habilidade

Objetivo

Prestar ajuda ao professor(a) e colegas

 

Promover a colaboração e o trabalho em equipe

Incentivar a cooperação

Formação de equipe de trabalho

 

Tomar iniciativas

Brincar cooperativamente, tomar iniciativa de liderança, apresentar trabalhos, representar grupos.

 

Expressar opiniões
 

Propiciar um momento de reflexão sobre a importância dos outros para as realizações

Negociar e convencer outras pessoas de seu ponto de vista

 

Favorecer condições para discussões e participação em sala de aula.

Participar de grupos de jogos e trabalhos em sala de aula

Trabalhar a cooperação, a comunicação, planejamento, raciocínio lógico, confiança e a empatia.

 

Participar de temas de discussão, dando contribuições relevantes

 

Promover a participação nas discussões em grupo, favorecendo condições para que todos possam se expressar.

 

TEMA: EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS

Habilidade

Objetivo

Expressar carinhos

Demonstrar sentimentos positivos pelos demais colegas.

Favorecer as relações de amizade, afetividade e reconhecimento pelo grupo.

Expressar frustração e desagrado de forma adequada, sem prejudicar outras pessoas

Demonstrar sentimentos negativos  de forma não agressiva, deixando claro o que incomoda.

Eliminar situações constrangedoras que levem a vitimização, constrangimento e exclusão de alunos no contexto escolar.

 

 

TEMA: SABER DEFENDER-SE

 

Habilidade

Objetivo

Defender-se de crianças violentas ou agressivas

Evitar situações de bullying.

Promover a auto defesa e reflexão dos direitos e deveres de cada aluno e do coletivo.

Expressa desejos e preferências de forma adequada

Favorecer processos de escolha, autonomia e respeito às diferenças.

Expressa seus direitos e necessidades de forma apropriada?

Refletir sobre as regras e a convivência em espaços coletivos.

Expressar opiniões e necessidades com assertividade, respeitando e colaborando com os colegas e demais agentes da escola.

 

Análise de dados – avaliação

    As oficinas acontecem semanalmente na escola. Ao final de cada uma delas, é previsto uma forma dinâmica de avaliação, de forma que tanto os docentes como os alunos possam indicar se os objetivos foram alcançados e se há necessidade de retomá-los. Na reunião de supervisão do grupo, a avaliação é discutida, podendo nortear outras necessidades.

Resultados obtidos e esperados com a atividade:

    Desde o início do projeto, observou-se melhora significativa do desempenho dos petianos em relação às competências de pesquisador (escrita de relatórios, sínteses, análise de dados, reformulação de propostas, planejamentos e execução de propostas). O contato com a comunidade favoreceu a reflexão e exercício da atividade do psicólogo, as condições de ética envolvidas e a responsabilidade social envolvida em todo o processo.

    As melhorias para o Curso são observadas a partir do momento que os petianos trazem para sala de aula o resultado de suas experiências, o relato de uma prática que enriquece e norteia as discussões teóricas. Faz repensar o currículo, de modo a promover espaços de inserção do aluno desde o primeiro ano de formação.

    A comunidade atendida, uma vez que solicita a continuidade do projeto, demonstra o estabelecimento do vínculo entre escola e universidade e aponta para a validade social do projeto.

    Espera-se que o grupo atenda as necessidades diagnosticadas e possa atender novas escolas no próximo ano. As publicações geradas potencializarão a discussão, no âmbito de políticas públicas, para a proposição de atividades voltadas para aprendizagem de habilidades sociais como pré-requisito para desempenhos escolares satisfatórios.